domingo, 2 de junho de 2013

ATIVIDADE 4 - A Origem da Vida e o Sistema Nervoso.


A Origem da Vida

A Terra primitiva era um cenário propicio a ocorrência de variadas reações químicas sob alta pressão e temperatura, resultando a constantes cargas elétricas, que por sua vez alterou as estruturas moleculares. A medida que a temperatura começou a diminuir, iniciaram-se as primeiras chuvas no planeta, formando os mares.
As moléculas vão aumentando sua complexidade ao longo do tempo, culminando no surgimento de moléculas orgânicas.
Surge-se então o COACERVO, circundado por uma película, que sofreu alterações lipídicas, eventualmente o Acido Nucleico.
As bactérias representam as primeiras formas de vida, com o surgimento dos organismos unicelulares, e mais tarde, pluricelulares. Este surgimento proporcionou o surgimento de varios tipos de tecido, tais como:
Epitelial; Conjuntivo; Muscular e Nervoso.

O Sistema Nervoso

O S.N. é o tecido mais importante, pois apresenta a célula mais sensível e responsável pela função primordial de recepção e transmissão das informações pelo próprio organismo.
Concluímos então que a consolidação evolutiva do sistema nervoso está diretamente relacionada com a  escala evolutiva.

Trabalho Cientifico encontrado na Biblioteca Online da UNIMEP, relacionado com o tema:

Título: INFLUÊNCIA DO EXERCÍCIO DE NATAÇÃO NO PROCESSO DE REGENERAÇÃO NERVOSA, REINERVAÇÃO MUSCULAR E RECUPERAÇÃO FUNCIONAL EM RATOS APÓS NEUROTMESE.

Autor: JOICE BETINI.

Data: 01/01/2010.


"O exercício de natação tem sido utilizado para favorecer a recuperação funcional após lesão nervosa periférica. Portanto, este estudo avaliou as características morfológicas e funcionais do nervo e das junções neuromusculares após aplicação de um protocolo de natação em ratos submetidos a neurotmese. Cinquenta ratos Wistar (198±12g), foram divididos nos grupos: Controle(C), Lesão(L), Enxerto(E) e Natação(N), com sobrevida de 4, 8 e 12 semanas. Os animais do grupo N foram adaptados à natação antes da intervenção. Observou-se aceleração no processo de brotamento e maturação axonal nos grupos submetidos a 4 semanas de natação. No grupo Natação 12 semanas os dados morfométricos atingiram valores de normalidade. Depois de 8 semanas o processo de eliminação sináptica foi iniciado no grupo Natação. Não foi observada recuperação funcional após 4 e 8 semanas em todos os grupos, porém no grupo N12 foi significativamente melhor que no E12, a partir da 10ª semana. Conclui-se que a natação acelerou o brotamento e a maturação das fibras regeneradas, a eliminação sináptica e a recuperação funcional após auto enxerto de nervo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário