terça-feira, 23 de abril de 2013

Teoria da evolução molecular e Filogênese do sistema nervoso.

Teoria da evolução molecular

"A derrubada decisiva da teoria da abiogênese (ou teoria da geração espontânea) levou a uma nova dúvida: já que os seres vivos não são oriundos de matéria inanimada, qual seria, então, a origem da vida? Uma das hipóteses lançadas para responder a essa pergunta é a teoria da evolução molecular....."

http://www.infoescola.com/evolucao/teoria-da-evolucao-molecular/



http://www.youtube.com/watch?v=k3I_qWIlF8o



Filogênese do Sistema Nervoso


"Os primeiros neurônios surgiram como células que se diferenciaram das demais para receber estímulos do meio-ambiente, transmitindo-os às células musculares vizinhas para gerar uma resposta adaptativa. Tais células receptoras eram especializadas em irritabilidade e condutividade, o que significa que elas eram capazes de transformar um estímulo externo em uma mensagem interna que se propagava no organismo...."

http://psicologiarg.blogspot.com.br/2008/10/resumo-filogenese-neuronios.html

"Nesses três capítulos do livro Neuro Anatomia Funcional de Ângelo machado trataremos dos seguintes assuntos: Aspectos filogenéticos do sistema nervoso, abordando a origem dos reflexos e a evolução dos neurônios principais; Embriologia do sistema Nervoso, falando sobre a divisão do sistema nervoso bem como sua organização morfofuncional; e sobre o tecido nervoso propriamente dito, focando nos Neurônios, Sinapses, Neuróglia, Fibras Nervosas e Nervos...."

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe674AA/trabalho-neuroanatomia


Nosso sistema nervoso central é um grande consumidor de energia, o que sob o ponto de vista da eficiência mostra que o mesmo não apresenta bom rendimento. Por exemplo, somos bastante precários na retenção de informações relativas a tudo que lemos em nossas vidas. Faça uma reflexão sobre o porquê disto.

Nosso sistema nervoso central é um grande consumidor de energia, o que sob o ponto de vista da eficiência mostra que o mesmo não apresenta bom rendimento. Por exemplo, somos bastante precários na retenção de informações relativas a tudo que lemos em nossas vidas. Faça uma reflexão sobre o porquê disto.

O ser humano sempre se preocupa com coisas do dia-a-dia, como trabalho, trânsito, dinheiro, e esquece de cuidar do seu organismo, da sua mente e da sua qualidade de vida. Com o tempo esse desgaste vai sobrecarregando o nosso organismo, nosso cérebro, por isso, quando lemos algo nosso organismo não consegue gravar, não conseguimos prestar atenção suficiente.

Por que e como a estrutura neuronal humana apresenta diferenças entre as vias aferentes e eferentes?

 Por que e como a estrutura neuronal humana apresenta diferenças entre as vias aferentes e eferentes?

Neurônios Aferentes: também conhecidos como neurônios sensoriais, esses neurônios são responsáveis por levar uma informação dos receptores (órgãos) do sentido até o sistema nervoso centrar. Os neurônios aferentes possuem apenas um longo dendrito e um axônio curto.


Neurônios Eferente: podem ser chamados de neurônios motores, por serem responsáveis em levar uma informação do sistema nervoso central para os músculos e glândulas. Os neurônios eferentes possuem um longo axônio e pequenos e numerosos dendritos.


http://www.ebah.com.br/content/ABAAABrqIAH/anatomia

Na filogênese dos seres humanos qual a importância da diferenciação dos tecidos?

Dentro do corpo humano existem muitos tipos de células, cada uma realizando determinadas funções dentro dele. Com isso, ocorre um trabalho entre elas, com o intuito que o corpo funcione corretamente, cada conjunto especializado com suas funções constitui um tecido, que em regra geral, possuem a mesma origem embriológica, os tecidos do organismo humano são interdependentes e em união realizam funções bem definidas.
Cada um dos tecidos é formado não só por células, mas também por substâncias intercelulares e que são produzidas por ações das próprias células dentro do organismo humano. Esses tecidos podem ser classificados em quatro grupos: Tecido  epitelial,  conjuntivo, muscular e nervoso, todos esses tecidos do corpo humano possuem suas funções.

TECIDO EPITELIAL: Sua função principal é proteger o corpo contra a penetração de micro-organismos substâncias químicas e agressões físicas.




TECIDO CONJUNTIVO: Entre suas várias funções, este tecido possui uma importantíssima: unir e separar órgãos ao mesmo tempo.






TECIDO MUSCULAR: O tecido muscular possui células especializadas para a contração. Sua função é permitir o movimento, realizar a manutenção postural e a produção de calor.




 TECIDO NERVOSO: Formam os órgãos, que em conjunto constituem o sistema nervoso. As células principais dos tecidos nervosos são os neurônios que tem as funções de receber e transmitir estímulos provenientes do meio e as células da glia que nutrem, sustentam e protegem os neurônios.










Retirado: http://www.todabiologia.com/anatomia/histologia.htm

Quais são as principais funções cerebelares?

O CEREBELO Localiza-se logo abaixo do cérebro e possui seguintes funções:
Coordena os movimentos comandados pelo cérebro, garantindo uma perfeita harmonia entre eles.Dá o tônus muscular, isto é, regula o grau de contração do músculo em repouso.Mantém o equilíbrio do corpo, graças às suas ligações com os canais semicirculares do ouvido interno.

Células de Purkinje
São neurônios altamente diferenciados, presentes apenas no cerebelo.

Retirado: http://www.todabiologia.com/anatomia/histologia.htm

Como você explica o fato de que o lóbulo frontal do cérebro seja responsável pelo controle motor da fala?

Raciocínio, sonhos, batimentos cardíacos, sentidos como visão e paladar, emoções e até mesmo falar uma palavra se quer. Usamos e precisamos do nosso divino cérebro para realizar tarefas, aparentemente, “simples”.
O cérebro divide-se em dois hemisférios chamados de hemisfério direito e o hemisfério esquerdo. Além disso, é subdividido em lobos cerebrais, estes são: Lobo Frontal, Lobos Parietais, Lobo Occipital, Lobos Temporais e Lobo da Ínsula.




O Lobo Frontal está localizado onde fica a testa. Este lobo é responsável pelas nossas ações de movimentos e o pensamento abstrato. Neste área encontra-se o córtex motor responsável pela motricidade voluntária, sendo que o hemisfério do lado direito é responsável por controlar o lado esquerdo e o hemisfério do lado esquerdo pelas ações do lado direito. Além do córtex motor, há o córtex pré-frontal responsável pelo lado criativo e abstrato, além das respostas afetivas e emocionais.



A área de Broca está situada no giro frontal inferior e é responsável pela programação da atividade motora relacionada com a expressão da linguagem. Lesões da área de Broca resultam em déficits de linguagem (afasias). A área de Broca está situada em frente à parte da área motora que controla os músculos relacionados com a vocalização.




Pierre Paul Broca  foi um cientista, medico e anatomista e antropólogo francês.
o campo de estudo em que Broca ficou famoso e se destacou como uma figura proeminente na história da medicina e das neurociências foi a descoberta do centro da fala (atualmente conhecido como área de broca, a terceira circonvolução do lobo frontal). Ele chegou a esta descoberta ao estudar os cérebros de pacientes afásicos (pessoas incapazes de falar), particularmente o cérebro de seu primeiro paciente no Hospital Bicêtre de Paris, que era alcunhado de "Tan". Broca demonstrou, em 1861, que ele tinha uma neuro sifilítica em um lado do cérebro, precisamente na área que controla a linguagem falada.





Retirado: http://www.todabiologia.com/anatomia/histologia.htm

Pesquisas científicas mostram evidências de que povos ocidentais e orientais usam os hemisférios cerebrais de maneiras distintas. 

Durante 1970, em “The Psychology of Consciousness” (A Psicologia da Consciência) de Robert Ornstein sugere a hipótese de que os “Ocidentais" usam principalmente a metade esquerda do cérebro, com um hemisfério bem treinado graças a seu foco sobre a linguagem e o pensamento lógico.
No entanto, os “Ocidentais" se esquecem de seu hemisfério direito e, portanto, de seu pensamento emocional e intuitivo. Ornstein associa o hemisfério esquerdo com o pensamento lógico e analítico dos "Ocidentais"; e o hemisfério direito com o emocional e intuitivo jeito de pensar "Oriental".



O córtex cerebral humano apresenta dois hemisférios, o esquerdo e o direito, e suas funções:

Hemisfério Esquerdo: Comanda o lado direito do corpo humano; Manipulação de números; Raciocínio claro e memorização de acontecimentos em sequência; Memorização de regras gramaticais e de linguagem; Controle preferencial das mãos e pés dos destros (efeito espelho);
Hemisfério Direito: Comanda o lado esquerdo do corpo humano; Aplicação de ênfase e tons durante a fala; Reconhecimento de rostos; Armazenamento de boa parte da capacidade artística; Controle preferêncial das mãos e pés dos canhotos (efeito espelho);


A estrutura em rede do SNC de mamíferos oferece algumas vantagens para os mesmos, quais são?

Nos mamíferos, surgem os sulcos e as circunvoluções, dando ao cérebro uma superfície cheia de ondulações. Por essa razão, os mamíferos são denominados girencéfalos (encéfalo com giros ou curvas). Essa transformação trouxe uma grande vantagem para os mamíferos: com o mesmo volume, um cérebro com circunvoluções tem sua superfície consideravelmente maior do que se estivesse com hemisférios lisos. Como é na superfície do cérebro (córtex cerebral, com massa cinzenta) que ficam os corpos dos neurônios, quanto mais sulcos e circunvoluções tiver o cérebro, mais extenso será o seu córtex, com maior número de neurônios e, portanto, mais eficiente e aperfeiçoado.


Impulso nervoso.


Por que axônios mielinizados transmitem o impulso nervoso com velocidades de mais de 400 Km/h?


Estes são os neurônios responsáveis pela parte dos nossos reflexos, tendo assim que agir de uma maneira veloz evitando  várias situações  como por exemplo a de dor.


Tipos de neurônios básicos.


Nosso cérebro: Tipos de neurônios básicos.

Existem neurônios de vários tamanhos em nosso corpo, por exemplo, um único neurônio sensorial da ponta do nosso dedo tem um axônio que se estende por todo o comprimento do nosso braço, ao passo que os neurônios dentro do cérebro podem se estender por somente alguns poucos milímetros. 
Os neurônios possuem formatos diferentes, dependendo de sua função. Os neurônios motores, que controlam as contrações dos músculos, possuem um corpo celular em uma ponta, um axônio longo no meio e dendritos na outra ponta. Já os neurônios sensoriais têm dendritos nas duas pontas, conectados por um longo axônio com um corpo celular no meio.


Alguns tipos de neurônios: motoneurônio, neurônio sensorial, célula piramidal.

Os neurônios também variam no que diz respeito a suas funções:
·         os neurônios sensoriais transportam sinais das extremidades do nosso corpo (periferias) para o sistema nervoso central;
·         os neurônios motores (motoneurônios) transportam sinais do sistema nervoso central para as extremidades (músculos, pele, glândulas) do nosso corpo;
·         os receptores percebem o ambiente (químicos, luz, som, toque) e codificam essas informações em mensagens eletroquímicas, que são transmitidas pelos neurônios sensoriais;
·         os interneurônios conectam vários neurônios dentro do cérebro e da medula espinhal.
O tipo mais simples de via neural é um arco reflexo monossináptico(conexão simples), como o reflexo patelar. Quando o médico bate no ponto certo do nosso joelho com um martelo de borracha, os receptores enviam um sinal para a medula espinhal através de um neurônio sensorial. Esse neurônio passa a mensagem para um neurônio motor, que controla os músculos da nossa perna. Os impulsos nervosos viajam pelo neurônio motor e estimulam o músculo específico a se contrair. A resposta é um movimento muscular que acontece rapidamente e não envolve nosso cérebro. Os seres humanos possuem vários reflexos desse tipo, mas, conforme as tarefas vão ficando mais complexas, o "circuito" também fica mais complicado e o cérebro se integra nele.


Os três estágios da vida intra uterina de um ser humano.

Os três estágios da vida intra uterina de um ser humano:

- Os três períodos são divididos nestes estágios:
Zigótico - 2ª semana
Embrionário - 2º mês
Fetal - até o nascimento


  • Período Zigótico (ou Germinativo):Representa as duas primeiras semanas de desenvolvimento pré-natal. Nesse período, o zigoto passa por uma rápida divisão celular antes de se alojar na parede do útero da mãe. Algumas das células do zigoto formarão, no final, as estruturas que alojam e protegem o feto em desenvolvimento e fornecem os nutrientes da mãe. Por volta do final das duas semanas do período germinativo, o zigoto desenvolve-se em um conjunto de células chamado embrião. Período de formação da Epiderme SNC ,Periférico e a retina do olho.
  • Período Embrionário: Inicia-se na terceira semana e estende-se até a oitava semana. Durante esse período, de crescimento rápido e intensa diferenciação celular, os órgãos e os sistemas principais do corpo se formam. Os genes dos cromossomos sexuais e as influências hormonais também desencadeiam o desenvolvimento inicial dos órgãos sexuais.O embrião está alojado de forma protegida no fluido que preenche o saco amniótico e o seu meio de sobrevivência, é o cordão umbilical. O embrião recebe nutrientes do cordão umbilical, como oxigênio e água, e libera monóxido de carbono. O cordão umbilical liga o embrião à placenta, um tecido na forma de um disco na parede uterina da mãe. A placenta não deixa que o sangue da mãe se misture com o do embrião em desenvolvimento, agindo como um filtro para evitar que substâncias nocivas, possivelmente presentes no sangue da mãe, cheguem até o embrião.
  • Período Fetal – O terceiro mês anuncia o início desse período. É o estágio final e mais longo do desenvolvimento pré-natal. A principal tarefa nos próximos sete meses é promover o crescimento dos sistemas do corpo de forma que eles atinjam maturidade em preparação para a vida fora do corpo da mãe. Por volta do terceiro mês, o feto pode mover braços, pernas, boca e cabeça. Ele é capaz de ter respostas reflexas, como esticar os dedos dos pés se a sola do pé é acariciada, e piscar se as pálpebras são tocadas. No quarto mês, a mãe pode sentir o feto movimentar-se.Por volta do quinto mês, o feto tem ciclos de sono e vigília distintos e períodos de atividade. No sexto mês, a atividade cerebral do feto torna-se semelhante à de um recém-nascido.Nos dois meses finais desse período, o feto terá o seu peso dobrado, ganhando de um a dois quilos de gordura corporal. Essa gordura extra ajudará o recém-nascido a ajustar-se às mudanças de temperatura fora do útero. Também contribui para a aparência rechonchuda do recém-nascido. À medida que o nascimento se aproxima, o crescimento diminui e os sistemas corporais do feto tornam-se mais ativos.




Imagens do desenvolvimento fetal de um ser humano:


Retirados de:

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Neurulação

Neurulação

É um evento fundamental da embriogênese, que culmina com a formação do tubo neural, o percursor do cérebro e da medula espinhal. Em humanos, este processo inicia-se na terceira semana e termina a quarta semana. Neste período, algumas vezes, o embrião é chamado de Nêurula.
A Neurulação incia-se com a formação da placa neural, que resulta de um espessamento do ectoderma, que passa de cúbico a colunar, induzido pela notocorda. 
O ectoderma dará inicio então ao Sistema Nervoso Central (SNC) - Encéfalo e Medula Espinhal.



Retirado de: www.dcm.uem.br

domingo, 7 de abril de 2013

Significado de Filogênese e Ontogênese

 Filogênese: s.f. Evolução das espécies segundo a doutrina do transformismo; estudo científico dessa evolução.
 Ontogênese: s.f. Série de transformações por que passa o indivíduo, desde a fecundação do ovo até o ser perfeito; ontogenia. 



Retirado de: dicionariodoaurelio.com/



Filogenia: História evolutiva de uma espécie ou qualquer outro grupo taxômico; Filogênese: Voc. criado por Haeckel (1834-1919, naturalista alemão).
Ontogenia: Desenvolvimento de um individuo, desde a concepção até a idade adulta; Ontogênese.


Retirado do: dicionário "Houaiss".