terça-feira, 23 de abril de 2013

Os três estágios da vida intra uterina de um ser humano.

Os três estágios da vida intra uterina de um ser humano:

- Os três períodos são divididos nestes estágios:
Zigótico - 2ª semana
Embrionário - 2º mês
Fetal - até o nascimento


  • Período Zigótico (ou Germinativo):Representa as duas primeiras semanas de desenvolvimento pré-natal. Nesse período, o zigoto passa por uma rápida divisão celular antes de se alojar na parede do útero da mãe. Algumas das células do zigoto formarão, no final, as estruturas que alojam e protegem o feto em desenvolvimento e fornecem os nutrientes da mãe. Por volta do final das duas semanas do período germinativo, o zigoto desenvolve-se em um conjunto de células chamado embrião. Período de formação da Epiderme SNC ,Periférico e a retina do olho.
  • Período Embrionário: Inicia-se na terceira semana e estende-se até a oitava semana. Durante esse período, de crescimento rápido e intensa diferenciação celular, os órgãos e os sistemas principais do corpo se formam. Os genes dos cromossomos sexuais e as influências hormonais também desencadeiam o desenvolvimento inicial dos órgãos sexuais.O embrião está alojado de forma protegida no fluido que preenche o saco amniótico e o seu meio de sobrevivência, é o cordão umbilical. O embrião recebe nutrientes do cordão umbilical, como oxigênio e água, e libera monóxido de carbono. O cordão umbilical liga o embrião à placenta, um tecido na forma de um disco na parede uterina da mãe. A placenta não deixa que o sangue da mãe se misture com o do embrião em desenvolvimento, agindo como um filtro para evitar que substâncias nocivas, possivelmente presentes no sangue da mãe, cheguem até o embrião.
  • Período Fetal – O terceiro mês anuncia o início desse período. É o estágio final e mais longo do desenvolvimento pré-natal. A principal tarefa nos próximos sete meses é promover o crescimento dos sistemas do corpo de forma que eles atinjam maturidade em preparação para a vida fora do corpo da mãe. Por volta do terceiro mês, o feto pode mover braços, pernas, boca e cabeça. Ele é capaz de ter respostas reflexas, como esticar os dedos dos pés se a sola do pé é acariciada, e piscar se as pálpebras são tocadas. No quarto mês, a mãe pode sentir o feto movimentar-se.Por volta do quinto mês, o feto tem ciclos de sono e vigília distintos e períodos de atividade. No sexto mês, a atividade cerebral do feto torna-se semelhante à de um recém-nascido.Nos dois meses finais desse período, o feto terá o seu peso dobrado, ganhando de um a dois quilos de gordura corporal. Essa gordura extra ajudará o recém-nascido a ajustar-se às mudanças de temperatura fora do útero. Também contribui para a aparência rechonchuda do recém-nascido. À medida que o nascimento se aproxima, o crescimento diminui e os sistemas corporais do feto tornam-se mais ativos.




Imagens do desenvolvimento fetal de um ser humano:


Retirados de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário